terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Prefeitura de Prado entrega novo uniforme e nova sede a Filarmônica Lira Pradense



As festas populares como a marujada, mouros e cristãos, festa do pau em Cumuruxatiba e várias outras manifestações culturais tradicionais do município, têm recebido o apoio incondicional da Prefeitura e agora, a beneficiada foi á filarmônica "Lira Pradense", entidade não governamental criada em 1971, pelo então prefeito José Fontes de Almeida.



Na tarde de sexta-feira (28), houve uma solenidade onde a Prefeitura entregou para os integrantes da filarmônica, o novo uniforme, instrumentos de percussão, estantes para partitura e a nova sede, uma casa alugada pela Prefeitura, localizada á Avenida Itamaraju, próximo á Igreja Assembléia de Deus.



Participaram da solenidade, além do prefeito e dos músicos, vários secretários municipais. De acordo com o professor Nilton Bonfim, diretor de Cultura da Prefeitura, apesar das dificuldades enfrentadas pelo órgão, o prefeito tem se esforçado de forma extraordinária para garantir o apoio á cultura do município.
O prefeito Jonga disse que vai procurar uma forma de apoiar ainda mais a filarmônica, até porque, além do aspecto cultural, a banda, por intermédio da escola de música, acaba evitando a ida dos menores para a rua, contribuindo assim com o aspecto social, "queremos cada vez mais meninos e meninas se envolvendo com a música, aprendendo as partituras, isso é saudável, por isso vamos continuar ajudando á filarmônica", afirmou Jonga.
Cloves Ribeiro Mota, "Cocó", maestro e coordenador da filarmônica, informou que esse ano completa o seu 12º aniversário á frente da banda e nunca presenciou, durante este período, um prefeito que ajudasse o grupo como Jonga tem ajudado. De acordo com Cocó, a filarmônica "Lira Pradense" tem hoje 87 integrantes, mas apenas 42 destes participam nas apresentações, "por conta da falta de instrumentos", destaca.

Durante a novena de Nossa Senhora da Purificação, padroeira do município, os músicos da filarmônica percorrem as principais ruas de Prado, ás 5h da manhã, com a tradicional Alvorada, que acorda moradores e turistas com música e fogos de artifício.
Á noite os músicos voltam a se apresentar, ás 19h, durante a missa na Igreja da Matriz e, ao término, faz uma breve apresentação em frente á Igreja. O maestro informou que a "Lira Pradense" já se apresentou em várias cidades da região, entre estas Itamaraju, Teixeira de Freitas e Eunápolis, além de ter participado do Festival de Bandas em Nanuque-MG.

Por Nilson Chaves / Cocobongo

Nenhum comentário:

Postar um comentário